login


      fotos

Soeirinho (talvez em 1959)
Não é obviamente de minha autoria, nem imagino quem seja o autor, mas acho-a linda. Bem tirada (gosto do enquadramento "apertado") e deliciosamente inocente. O ar das crianças, desconfiado a olhar para a máquina... Na altura não deviam ter visto assim tantas máquinas fotográficas, para estarem familiarizadas com o objecto que lhes estavam a apontar. Para que serviria aquilo?

Ainda mais linda sinto e acho ser a foto, quando penso no que já se passou na "minha terra" em tantos anos, tantas pessoas que já lá habitaram, passaram, viveram, sonharam e hoje está quase deserta. As fotos que se deixarão de tirar, os momentos que se não irão recordar, pelos habitantes que vão desaparecendo e a alegria que por lá se vai perdendo...

E ainda mais sinto esta imagem, quando as protagonistas da foto, são a minha mãe e uma das minhas tias. Sim, também já foram crianças, mas nunca as imaginaria assim, tão crianças como eu também já fui.

Que brincadeiras teriam, que momentos guardam da sua meninice, nunca saberei. Também acho que nunca mo conseguirão contar. São coisas nossas. Por mais que queiramos nunca as conseguiremos partilhar com a mesma intensidade com que as vivemos. Sei sim que fizeram a sua e um pouco da história da "nossa aldeia" onde uns meses por ano, na minha infancia, também fui criança inocente e onde a minha história e as minhas brincadeiras, também foram as delas e as de todas as outras crianças que por lá o foram.

Como elas, como eu e todos os outros, felizes!

À "minha terra", o Soeirinho.

P.S. - E tenho tantas saudades...

www.soeirinho.pt

[ film photo ]

26th of January, 2006
««« Anterior
Sr. Abílio + ginginha
Seguinte »»»

Enviada por Pedro Estevão a 2010-11-12.

3313 fotos



Etiquetas


Definições
Pública
Subscrever
RSS
ATOM